Gostou do artigo? Compartilhe!

MIOMA

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

MIOMAS

 

São tumores benignos formados de fibras musculares, é a neoplasia mais comum da mulher correspondendo por 95% dos tumores benignos do trato genital feminino. Alguns fatores são determinantes  para seu aumento ou incidência entre eles podemos citar: história familiar, pessoas de raça negra , pessoas que nunca engravidaram , obesidade e hipertensão arterial.

Possue um classificação conforme sua posição: podem ser subserosos(estes possuem menos manifestações clínicas),intramural e submucosos(podem causar maior episódio de sangramento durante a menstruação).

Geralmente as pacientes como miomas não possuem queixas, sintomas significativos como sangramento fora do ciclo menstrual, dor pélvica(no pé da barriga) ou dificuldade para engravidar, são as que necessitam de tratamento. 

Dentre as opções de tratamento alguns fatores são levados em conta: tamanho, número de miomas , localização, sintomas causados , idade e expectativa de gestação e habilidade do cirurgião. A conduta expectante é uma opção nos casos de pacientes sem sintomas significativos, sendo necessário acompanhamento com ultrasson periódicos a fim de monitorar seu volume e crescimento. Esse tipo de conduta é muito usado nas pacientes que se encontram próximas da menopausa, pois a queda do hormonal costuma cursar com diminuição do volume do tumor e desaparecimento dos sangramentos.

Já o tratamento clínico pode ser feito com algumas medicações tais como: progesterona, análogos de GnRH, danazol e gestrinona, isso após a avaliação do seu médico, pois algumas dessas medicações possuem efeitos colaterais importantes.

Após avaliação médica e discussão com a paciente for optado pelo tratamento cirúrgico esse pode ser feito por via histeroscopica , via laparoscopia , via vaginal e via abdominal, esse ultimo cada vez menos usada com o advento e aperfeiçoamento da videocirurgia. Outra opção de tratamento é a embolização através da radiologia intervencionista, porém somente para casos bem selecionados.

 

 

Dr Thiago do Carmo Araújo

Autor

Dr Thiago do Carmo Ara˙jo

Dr Thiago do Carmo Ara˙jo

Ginecologista e Obstetra, Endoscopia Ginecolˇgica

Especialização em Ginecologia E Obstetricia no(a) H. Ipiranga.